Home :: Jornada :: III Jornada Francófona

III Jornada Francófona

40 anos dos Estudos Franceses na Universidade do Minho

15 de março 2016, 10.00h – 18.00h, Auditório do ILCH

O Departamento de Estudo Românicos – Área de Estudos Francófonos e Italianos (DER – AEFI) organiza no dia 15 de março a III Jornada do Francês, que se integra em dois grandes eventos : as celebrações da Fête de la Francophonie 2016. Vivre ensemble, iniciativa da Embaixada de França; e o Programa Comemorativo dos 40 anos do Instituto de Letras e Ciências Humanas (ILCH – UMinho). Área fundadora do ILCH, os Estudos Franceses estão fortemente consolidados na nossa Universidade e têm uma intensa e dinâmica história ao serviço da produção, da transmissão e da aplicação do conhecimento sobre a Língua, a Linguística, a Literatura e a Cultura francesas ou de expressão francesa. Nesta Jornada estão presentes as várias componentes dos Estudos Franceses desenvolvidas e cimentadas ao longo destes 40 anos, e nela participam estudantes, docentes e representantes de instituições culturais da cidade de Braga. As línguas de comunicação da Jornada são o Francês e o Português. A Jornada tem o apoio da Associação Portuguesa de Estudos Franceses e do Institut Français du Portugal.

10h
Sessão de abertura
Eunice Ribeiro, Presidente do ILCH, Pedro Dono, Diretor do DER, Sílvia Araújo, Vice -Diretora do DER

10.30h
Eduarda Keating, Os Estudos Franceses na Universidade do Minho

11h
Rui Madeira, Diretor da Companhia de Teatro de Braga, Marivaux, Musset, Claudel e o Amor: pistas dramatúrgicas para uma prática teatral concreta

11.30h
Conceição Varela, Os caminhos do Francês Jurídico
Sílvia Araújo, O Francês a caminho de outras especialidades
Fernanda Andrade e Sílvia Araújo, O que não sabes que sabes sobre o Francês

14.30h
Sébastien Ouellet, Université du Québec à Rimouski (via skype) avec Marie Silva, Apresentação do número 2 de Myriades Revue d’Études Francophones

15h
Anabela Pinto, Isabel Correia, António Oliveira, Susana Martins, Cristina Álvares, Rosário Girão, Da literatura medieval à literatura – mundo em francês : pós-graduações em Estudos Franceses vistas por doutorandos e ex-doutorandos.

16h
Marie Silva, Texticules d’amour et autres lectures minuscules – com os alunos de Francês do ILCH

16.30h
Marivaux nos subúrbios. Projeção do filme L’Esquive, de Abdellatif Kechiche (2005; legendado em PT), pelos alunos de Francês do 3º ano da Licenciatura em Línguas Aplicadas (orientação de Marie Silva)

ver Programa em Francês

ver no site dos 40 anos no ILCH

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *