Home :: Apresentação :: Áreas Disciplinares

Áreas Disciplinares

ÁREA DE ESTUDOS ESPANHÓIS E HISPANO-AMERICANOS


A Área de Estudos Espanhóis e Hispano-Americanos integra os docentes que asseguram a lecionação das Unidades Curriculares da sua Área Disciplinar em diferentes cursos de licenciatura do Instituto de Letras e Ciências Humanas (Línguas e Literaturas Europeias, Línguas Aplicadas, Estudos Culturais) e da Escola de Economia e Gestão (Relações Internacionais). A Área conta também com um curso de Mestrado próprio, o Mestrado em Espanhol Língua Segunda e Língua Estrangeira, e os seus docentes participam ainda em diferentes cursos de segundo ciclo do ILCH (Mestrado em Tradução e Comunicação Multilingue, Mestrado em Teoria da Literatura e Literaturas Lusófonas) e do Instituto de Educação (Mestrados em Ensino de Português e Espanhol e de Inglês e Espanhol). Está também integrado na Área de Estudos Espanhóis o leitor do Centro de Estudos Galegos da Universidade do Minho, que, para além da lecionação das Unidades Curriculares da súa Área Disciplinar, dinamiza múltiplas atividades de divulgação da língua e cultura galegas.

A Área dispõe de uma página de Facebook em que podem encontrar informaçao atualizada sobre as atividades da Área, mas também informaçao sobre oferta formativa e de trabalho no âmbito do espanhol, relevante nao só para o contexto português como, em geral, para o lusófono.

ÁREA DE ESTUDOS FRANCÓFONOS E ITALIANOS

A Área de Estudos Francófonos e Italianos produz, transmite e divulga o conhecimento das línguas Francesa e Italiana assim como as culturas, as literaturas e as tradições intelectuais que se dizem nestas línguas.

Trabalhamos tanto ao nível da graduação como da pós-graduação, para que os nossos estudantes adquiram competências avançadas de comunicação linguística e inter-cultural, intensamente procuradas num mundo cada vez mais interdependente, e prepará-los eficazmente para os desafios da nossa época, alargando os seus horizontes pessoais e tornando-os cidadãos do mundo.

Somos uma área altamente qualificada e especializada, contando com seis professoras e um leitor. Os nossos domínios de ensino e de investigação incluem a Literatura Francesa, desde a Idade Média até à Contemporaneidade, a Linguística Francesa, as Culturas Francófonas, o Francês Língua Estrangeira, a Tradução, a Língua e a Cultura Italiana.

A Área edita a e-revista Myriades. Revue d’Études Francophones

A Área organiza os Incontri