Carregar Eventos

• Este evento já decorreu.

II Jornada Francófona

18 Março, 2015 @ 14:00 - 18:00

O Departamento de Estudo Românicos organiza no dia 18 de março a II Jornada do Francês, integrada nas celebrações da Semana da Francofonia. Focada no reconhecimento internacional da literatura em Francês (Patrick Modiano prémio Nobel da Literatura 2014) e na dinâmica da língua francesa como língua de comunicação no mundo globalizado, a Jornada conta com a participação ativa de estudantes da Licenciatura em Línguas e Literaturas Europeias e da Licenciatura em Estudos Teatrais.

De entre os vários intervenientes, destaca-se a presença de Azouz Begag, sociólogo, político e escritor de renome.

As línguas de comunicação da Jornada são o Francês e o Português.

II Jornada Francófona

Viagens em Francofonia/Voyages en Francophonie

18 de março de 2015

Auditório do ILCH

14h sessão de abertura/session d’ouverture

Cristina Álvares, Vice-presidente do ILCH, Diretora do Departamento de Estudos Românicos

14.30h Azouz Begag, Conseiller Culturel de l’Ambassade de France, Directeur de l’Institut Français du Portugal/Azouz Begag, Conselheiro Cultural da Embaixada de França, Diretor do Instituto Francês em Portugal: Ne pas parler français est-il un handicap ?/Não falar francês é uma desvantagem?

15h Ana Paula Coutinho (FLUP) Francofonia e diáspora: alguns desafios de uma equação histórica/Francofonie et diaspora: quelques défis d’une équation historique

15. 30h Eduarda Keating (ILCH, Uminho) Patrick Modiano, Prémio Nobel da Literatura 2014/Patrick Modiano, Prix Nobel de la Littérature 2014

Lecture de textes de Modiano par les étudiants de la Licence en Études Théâtrales/ Leitura de textos de Modiano pelos alunos da Licenciatura em Estudos Teatrais

Pausa/Pause